Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7b - Deficiência, práticas, políticas de cuidado

24566 - CUIDADO À CRIANÇA COM SINDROME CONGÊNITA ASSOCIADA AO ZIKA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARTICIPATIVA E DESCENTRALIZADA EM SALVADOR – BAHIA
FERNANDA DOS REIS SOUZA - ISC/UFBA, MARCOS PAULO ALMEIDA SOUZA - ISC/UFBA, SHEILA CORREIA DE ARAÚJO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, PAULA REGINA ESCORSE REQUIÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, CAMILE BATISTA CABRAL - ISC/UFBA, CARINA PIMENTEL SOUZA BATISTA - UFBA, MICHELLE CASTRO MONTOYA FLORES - ISC/UFBA, DARCI NEVES DOS SANTOS - ISC/UFBA


Período de Realização
Julho a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Curso Tecendo o Cuidado da Criança com Síndrome Congênita do Zika Vírus na Comunidade, realizado com profissionais da Atenção Básica (AB) em Salvador.


Objetivos
Potencializar o cuidado à criança com deficiência na AB, no contexto da Síndrome Congênita Associada ao Zika (SCZ), por meio do olhar integral no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e do fortalecimento da rede de proteção infantil e inclusão comunitária.


Metodologia
A execução se deu em 4 etapas: (1) articulação; (2) oficinas de sensibilização; (3) Encontros descentralizados em 11 Distritos Sanitários (DS), no qual 18 supervisores foram divididos em duplas para acompanhar a construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) de crianças com deficiência pelas equipes de AB; (4) encerramento e avaliação. Para a metodologia participativa foi construído um caso-guia, que trazia uma proposta de construção do PTS de uma família com uma criança com SCZ na AB.


Resultados
Foram realizadas duas oficinas de sensibilização com público médio de 60 pessoas; 25 sessões de supervisões de PTS nos DS de Salvador; um seminário de encerramento que colocou a discussão do cuidado na AB em debate entre profissionais de saúde, usuários, UNICEF associação de pais de crianças com SCZ (Abraço à Microcefalia e Pais de Anjos), bem como instituições de reabilitação e de educação. Ao final, o curso envolveu 100 trabalhadores da Atenção Básica de Salvador, sendo 61 com certificação parcial.


Análise Crítica
O curso contou com uma metodologia inédita em Salvador, ao propor supervisões descentralizadas nos DS, nas quais, por meio do caso-guia foram discutidos temas como gênero, saúde mental de cuidador, dificuldades e potencialidades do território para inclusão e adaptações para atividade de vida diária de crianças com deficiência, estigma, inclusão escolar, direitos e cidadania, entre outros. Em resposta a avaliação final (32), o curso foi classificado como Muito bom/bom, embora 22% solicitasse mais encontros no DS.


Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho nos DS revelou potencialidades e limitações que foram exploradas na implantação de uma Residência Multiprofissional em Primeira Infância (mar/2018), bem como servirão de base para a programação de ações da área de saúde da criança do município de Salvador. Recomenda-se a realização de cursos semelhantes em locais que sofreram com as consequências da epidemia do zika vírus com desfechos sobre a primeira infância materializados na SCZ.

Trabalhos Científicos

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Convidados

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Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

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A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

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