27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7b - Deficiência, práticas, políticas de cuidado |
24938 - CAMINHOS DA INCLUSÃO: DIREITOS SEXUAIS, INCLUSÃO E PREVENÇÃO DAS IST/AIDS SERGIO MERESMAN - IIBI, KATIA EDMUNDO - CEDAPS/UNESA, WANDA GUIMARÃES - CEDAPS, JULIANA REICHE - CEDAPS
Período de Realização Março de 2014 a atualmente.
Objeto da Experiência Prevenção das IST/HIV/AIDS junto a pessoas com deficiências e de deficiências e pessoas vivendo com AIDS na perspectiva dos direitos sexuais e promoção da saúde.
Objetivos Contribuir para a prevenção e atenção de efeitos relativos à deficiência em pessoas vivendo com HIV/AIDS e entre pessoas com deficiência; Disseminar e ampliar o debate sobre HIV/Aids e deficiências; Produzir e disseminar material educativo elaborado de modo participativo.
Metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais por meio de 12 Grupos de Discussão com a participação de pessoas com deficiências e com HIV/AIDS: o que pensam sobre este tema? Que necessidades de informação e debate expressam? Que riscos as práticas sexuais apresentam? Como se proteger? As questões se apresentam da mesma forma para cada tipo de deficiência? Quais são os pontos comuns? Quais são as diferenças? Agentes multiplicadores, mobilizando seus pares - processo de formação-reflexão-ação.
Resultados 309 participantes entre jovens com síndrome de Down, jovens surdos, cegos, pessoas com deficiência física e pessoas vivendo com HIV/AIDS. Pessoas com deficiências não se sentem representadas nas campanhas realizadas por órgãos governamentais e não governamentais, sobre IST/AIDS. A acessibilidade em materiais (legendas, libras, audiodescrição) já se constituem em direitos porém não são praticados e são violados. A superproteção traz isolamento e baixa informação aos jovens e suas famílias.
Análise Crítica A sexualidade é tabu, crenças morais e religiosas com diferentes nuances, envolve os grupos sociais. O estigma mostra-se ainda mais acentuado no que se refere a pessoas com deficiências. Pessoas com deficiências são consideradas sujeitos desprotegidos e sem direito ao próprio corpo, desejos e autonomia nas escolhas e decisões sobre as relações. Mobilização social envolvendo a populações com deficiência e com HIV e deficiências mostra-se essencial.
Conclusões e/ou Recomendações Pessoas com deficiências, jovens ou não, com ou sem HIV/AIDS, precisam falar sobre direitos sexuais, sexo seguro, afetos, namoros, respeito, autonomia. Materiais educativos: Mensagens simplificadas, imagens de pessoas com deficiências e veículos variados; Informações sem braile nas camisinhas - prazo de validade; Ampliação do debate inseridos em diferentes espaços e cenários; A educação entre pares é a principal estratégia a ser adotada.
|