29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7e - Deficiência, educação |
23264 - OS SIGNIFICADOS SEMÂNTICOS E METAFÓRICOS DA CULTURA VISUAL – UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ANDREA MAZZARO ALMEIDA DA SILVA SANTOS - IBC / IMS, ALINE DE CARVALHO AMAND PILAR - IBC / ENSP, NATALIA CARVALHO DE LIMA - ENSP, CAROLINA BORIO DODE - IBC, PATRÍCIA DE ANDRADE RISSO - UFRJ
Período de Realização Realizado entre fevereiro e dezembro de 2017 no Instituto Benjamin Constant (IBC).
Objeto da Experiência Os diferentes significados semânticos e metafóricos das palavras e expressões utilizadas na cultura visual para jovens com deficiência visual.
Objetivos Discutir os diferentes significados semânticos e metafóricos das palavras e expressões utilizadas na cultura visual para crianças e adolescentes, alunos, do Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição, vinculada ao Ministério da Educação, que desempenha atividades na área de deficiência visual.
Metodologia Foi utilizada a observação participante como ferramenta para identificar diferentes sentidos de algumas palavras e expressões para crianças e adolescentes com deficiência visual. Durante as atividades cotidianas, profissionais da odontologia, enfermagem e psicologia observaram os alunos e discutiram narrativas sobre deficiência, a partir de um olhar interdisciplinar valorizando o contexto social. A deficiência é objeto também social e esta deve ser trabalhada para além do olhar biomédico.
Resultados Foram identificadas expressões nas narrativas dos alunos relacionadas ao cotidiano e os sentidos apreendidos por eles. São ancoradas na aprendizagem baseada em parâmetros da cultura visual, deixando de lado as idiossincrasias referentes à deficiência visual. Devido à influência da cultura visual presente nos discursos dos profissionais de saúde e de educação, pode-se sugerir que as práticas dos profissionais às pessoas deficientes sejam pensadas considerando as peculiaridades do público alvo.
Análise Crítica Para Goffman a identidade social descreve como as pessoas são reconhecidas de acordo com seus atributos, a deficiência visual é compreendida socialmente como uma desvantagem, pois a sociedade encara aquela condição como uma inabilidade de estar no mundo e interagir. Observaram-se a partir das narrativas que condições de vulnerabilidade e de vulneração em deficientes visuais afetam a construção da identidade, reflexos de uma sociedade pouco inclusiva contribuindo para situações de estigma.
Conclusões e/ou Recomendações É importante entender os diversos fatores que envolvem a deficiência e refletir as ações desenvolvidas em ambiente especializado (IBC) e na sociedade. Recomendamos que seja realizada pesquisa qualitativa sobre os resultados observados. Uma hipótese é que o saber-fazer alicerçado em pressupostos de aprendizagem inerentes à cultura visual, pode reforçar a identidade estigmatizada das pessoas com deficiência visual.
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