27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1	- Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II  | 
        
        
		  
					 
          				
						 21676 - LINHAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - INTEGRAÇÃO ENTRE ASSISTÊNCIA, ENSINO E PESQUISA EM UBS NO DF ESTÊVÃO CUBAS ROLIM - SECRETARIA DE SAÚDE - SES-DF, FERNANDA SANTANA GONÇALVEZ - SECRETARIA DE SAÚDE - SES-DF, SANDRO RODRIGUES BATISTA - SECRETARIA DE SAÚDE - SES-DF, CARLOS EDUARDO ALVES GARCIA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, FELIPE RODRIGUES YUNG - SECRETARIA DE SAÚDE - SES-DF, FELIPE BITTENCOURT OTTONI DE CARVALHO - SECRETARIA DE SAÚDE - SES-DF, ALLINE CARVALHO DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, DAYDE LANE MENDONÇA DA SILVA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
					
  
					Período de Realização Fevereiro-2016 a Fevereiro-2018, 24 meses e ainda em curso
  
 	Objeto da Experiência Sistematizar método de registro de experiências e estudos em UBS do DF, vinculando assistência, educação continuada e produção acadêmica
  
 	Objetivos Institucionalizar educação continuada para equipe de Saúde da família; método sistemático de registro de funcionamento de serviço e experiências inovadoras; aumentar segurança de profissionais e usuários com Ferramentas de Gestão Clínica; consolidar práticas eficientes de educação - UNB
  
 	Metodologia Criação sequencial de estudos focados em questões próprias do serviço na ESF, início com monitorização de produtividade médica com indicadores estratégicos. Focou-se em ferramentas de gestão clínica - projetos "Receita Simples", "Prontuários por Idade", "Pasta da Saúde", "Pré-estruturados". Presença dos cursos de Farmácia e Saúde coletiva, medicina e residência multiprofissional. A UBS é Laboratório da Planificação - CONASS. Backup semanal em HD externo e diário em nuvem (1000Gb Google drive)
  
 	Resultados Arquivos padronizadas para cada pasta de estudo: Anotações gerais (texto por entrada cronológica de reuniões e projetos), Planilhas (dados e gráficos em tabelas, Referências (artigos ou normatizações), mais arquivos específicos (cartilhas, vídeos, imagens), salvos em versões sequenciais para backup, evolução cronológica e avaliação dos projetos. Houve 63 estudos na UBS, com 75 colaboradores, 4 congressos, projeto de mestrado, Mostra-SUS e concurso distrital com 2 premiações em 1º lugar. 
  
 	Análise Crítica Frente a diversidade e quantidade de informações na APS, diferentes tecnologias possibilitam melhor eficácia e evolução do serviço. Parceria acadêmica com a UNB e suporte técnico do CONASS foram estratégicos para fomento e consolidação de práticas inovadoras. O internato de medicina é destaque, com intensa parceria e visão privilegiada da utilização dos materiais por médicos recém-formados. Vídeos e publicações acadêmicas são especialmente importantes para feedback e registro.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A parceria entre assistência, gestão e academia se mostrou amplamente vantajosa, com funcionamento e organização sistematizados permitindo melhor. A presença da planificação-CONASS fortaleceu os projetos e aumentou o potencial de capilarização em outros serviços de APS e atenção secundária. Deve haver educação continuada baseada nas necessidades do serviço, com espaço para participação de toda a equipe e benefício para profissionais e usuários.
					 |