Outras Linguagens

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II

26482 - VISIBILIDADE E EMPODERAMENTO NEGRO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
TAYNÁ LEONARDO DA SILVA - UFRJ, THAUANNE DE SOUZA GONÇALVES - UFRJ


Período de Realização
A presente mostra fotográfica foi realizada em novembro de 2017


Objeto da Experiência
Estudantes de graduação em Enfermagem da UFRJ e público virtual do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFRJ


Objetivos
Promover a visibilidade dos estudantes negros da enfermagem através de fotografias e enaltecer a resistência de negritude no cenário da universidade e da saúde


Metodologia
Ocorreram duas sessões de fotos nos espaços do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como participantes os estudantes de graduação em Enfermagem voluntários. Foi assinado termo de autorização do uso de imagem. As fotos foram tiradas pelas idealizadoras do projeto com câmera Sony Nex F3B, lentes SEL1855 e resolução 16.1 MP. A mostra é composta por 15 fotografias coloridas e não editadas.


Resultados
As fotografias foram utilizadas como forma de empoderamento da população negra acadêmica. Através do retorno dado pelos estudantes que participaram das sessões, foi possível perceber que se sentiram orgulhosos de sua negritude. Também, outras estudantes e professoras negras sentiram-se representadas pelo destaque das características negras.


Análise Crítica
O projeto fotográfico tem por ideal ressaltar o processo individual de cada universitário negro, entendendo que a igualdade das diversidades e o poder que representam na sociedade transcende o campo estético social. Além disso, reconhecer a ancestralidade negra e a diversidade de tons, cores, traços, que envolve a população negra é essencial no campo da saúde, em que padrões estéticos são adotados muitas vezes escondidos sobre o nome de “normas técnicas”.


Conclusões e/ou Recomendações
A intenção do projeto foi empoderar os estudantes participantes ou não e fazer com que fossem representados, entretanto, as expectativas iniciais foram ultrapassadas criando um reconhecimento entre eles, que iniciaram a partir de então a criação de um coletivo negro dos estudantes de enfermagem da UFRJ. Dessa forma, é possível perceber que a fotografia é uma possibilidade de fortalecer a negritude no cenário acadêmico e de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360